Sensor de impressão digital é um módulo integrado de processamento que apresenta uma parte de leitura óptica e uma parte de processamento de impressões digitais. Possui tamanho pequeno, baixo consumo de energia e interface simples.
Além disso, alta confiabilidade, rápida velocidade de reconhecimento, boa capacidade de adaptação para os dedos secos/molhados e rápida pesquisa de impressões digitais.
Princípio de Operação do Sensor de Impressão Digital
O processamento de impressões digitais inclui duas partes: leitura enrollment e a leitura matching (o matching pode ser 1:1 ou 1:N).
No enrollment, o usuário precisa fazer a leitura do dedo duas vezes. O sistema processará as duas imagens do dedo, gerará um modelo com base no processamento desses resultados e armazenará o modelo (template).
No matching, o usuário faz a leitura do dedo pelo sensor ótico e o sistema gera um modelo que irá compará-lo com os modelos da biblioteca. Para o matching 1:1, o sistema irá comparar o dedo com o modelo específico designado no módulo. Para o matching 1:N, o sistema pesquisará toda a biblioteca de impressões digitais pelo dedo correspondente. Em ambas circunstâncias, o sistema retornará o resultado correspondente com sucesso ou falha.
Especificações
-
- Tensão de alimentação: 3.3v
- Corrente de alimentação: corrente de trabalho: < 120mA
- Corrente de pico: < 140mA
- Tempo de entrada da imagem de impressão digital: < 1 segundo
- O tamanho da janela: 14 x 18 mm
- Arquivo de assinatura: 256 bytes
- Arquivo de modelo: 512 bytes
- Capacidade de armazenamento: 162
- Taxa de aceitação falsa (FAR): < 0,001% (grau de segurança 3)
- FRR (FRR): < 1% (grau de segurança 3)
- O tempo de busca: < 1 segundo (1: 500, a média)
- Interface do computador: UART (nível lógico TTL)
- A taxa de comunicação de comunicação (UART): (9600 x N) BPS, onde N = 1 ~ 12 (o valor padrão de N = 6, ou seja, 57600bps)
- Ambiente de trabalho: temperatura: -20 ° C a + 50 ° C
- Humidade relativa: 40% de HR a 85% de HR (sem tratamento)
- Condições de armazenamento: temperatura: -40 ° C a + 85 ° C
- Humidade relativa: <85% H (sem tratamento)
- Dimensões (L * W * H): 46,25 x 20,4 x 18,1 mm
Pinagem do Sensor de Impressão Digital FPM10A DY50
-
- NC
- NC
- VCC (3.3V)
- TXD (Output)
- RXD (Input)
- GND
- NC
Conexão com o Arduino
Dependendo do cabo de 6 fios adquirido junto com o sensor, talvez seja necessário cortar uma extremidade dos terminais para unir aos jumpers que serão conectados ao Arduino. Em seguida, temos que verificar cuidadosamente se está correta a junção dos jumpers no Arduino conforme os esquemas antes de conectar o USB no PC.
Arduino Uno
Arduino Mega
Biblioteca e Códigos
Primeiramente, temos que carregar a biblioteca Adafruit_Fingerprint.h. Em seguida, iremos utilizar os próprios exemplos dessa para testar o funcionamento do Sensor de Impressão Digital.
Arduino Uno
Arduino Mega
Então, com isso, podemos abrir o sketch enroll, fazer as alterações de acordo com seu Arduino, carregar esse código, abrir o monitor serial, aguardar a mensagem de reconhecimento do dispositivo e mais a mensagem para se dar início à gravação das impressões digitais.
Gravação no Sensor de Impressão Digital
Então, agora, digitaremos os número de 1 a 5 para gravar os dedos polegar, indicador, médio, anelar e mínimo de uma das mãos no sensor de impressão digital.
Reconhecimento das Impressões Digitais Gravadas
Após gravarmos as impressões digitais, abriremos o sketch fingerprint, faremos as alterações de acordo com o Arduino e carregaremos esse código.
Feito isso, agora é só observar as mensagens de reconhecimento do sensor e de verificação da quantidade de templates. Então, agora, é só fazer a leitura das impressões digitais gravadas no sensor e observar a confirmação dos dedos gravados sendo apresentada no monitor serial.
Percebemos que esses exemplos são fáceis de serem aplicados e a partir do Sketch fingerprint, podemos fazer variadas modificações para se adequar aos mais diversos projetos.