Arduino: solução para hobbystas e projetistas

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido com uma linguagem de programação padrão, que é essencialmente C/C++.

Utilidades do Arduino

Pode ser usado para o desenvolvimento em robótica, automação residencial, em objetos de arte ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos com extensões apropriadas chamadas de Shields.

Arduino Projeto

Algumas Variações

Certamente, a plataforma Arduino possui uma grande gama de Placas e Shields para se adequar à necessidade de seu projeto.

UNO

É a melhor placa para começar com eletrônica e codificação. Então, se esta é sua primeira experiência com a plataforma, a UNO é uma placa mais robusta com a qual você pode começar a montar seus projetos e é a mais utilizada de toda a família Arduino com 14 pinos de E/S digital, 6 entradas analógicas, uma conexão USB, um conector de energia, um conector ICSP e um botão de reset.

MEGA 2560

O MEGA foi projetado para projetos mais complexos. Com 54 pinos de E/S digitais, 16 entradas analógicas e um espaço maior para o seu esboço, é a placa recomendada para impressoras 3D e projetos de robótica. Isso dá a seus projetos muito espaço e oportunidades.

NANO

Arduino NANO é uma placa pequena, completa e fácil de usar, baseada no ATmega328P. Tem mais ou menos a mesma funcionalidade do Arduino Duemilanove, mas em um pacote diferente. Falta apenas uma tomada de energia DC e funciona com um cabo USB Mini-B em vez de um cabo padrão.

Aprendizado

Inicialmente, pode ser usado para aprimorar seu conhecimento em programação, em seguida, para controle de LEDs, Motores, Servos e Sensores. Então, com isso, já é possível partir para o desenvolvimento mais complexo em robótica, automação residencial ou até Drones, controlando acelerômetro e giroscópio.